domingo, 6 de maio de 2007

Audax não é competição, embora possa acontecer uma disputa sadia entre os participantes. O maior desafio é superar os próprios limites, pedalando cada vez mais longe.
Por não ser competição, possibilita ao participante pedalar longa distancia com um mínimo de segurança, em companhia de amigos e conhecendo novas pessoas.
São poucas as restrições para participar desta modalidade. Este fato, aliado às possibilidades de participação de ciclistas de diversas idades e com os mais variados modelos de veículos movidos à propulsão humana, principalmente, a bicicleta, favorecem a participação de novatos, pessoas mais idosas, casais e pessoas que pouco praticam este esporte para participar de uma competição.
O audax é realizado em qualquer condição climática e é uma prova sem apoio fora dos Postos de Controle.
Um pré-requisito para concluir a prova é a observância do tempo limite para chegada. Para tanto é importante é manter um bom ritmo de pedalada, saber dosar e economizar energia, alimentar-se corretamente, alem de treinar para manter o preparo físico. Quanto maior a percurso do Audax maior também a necessidade de planejamento e de bons equipamentos, como a bicicleta, os acessórios e o vestuário.
Longa distância é sinônimo de muito tempo pedalando e isto exige uma maior preocupação com o conforto!
Pedalar longa distancia representa a necessidade de enfrentar calor, frio, sono, vento contra, longos declives, longos aclives, escuridão da noite, às vezes, solidão e outras dificuldades e perigos das estradas brasileiras. Também representa ter autonomia, preparo psicológico, conhecimentos e vontade de superar desafios. Exige reservar um tempo na vida para realizá-la, significa pedalar como se vivesse desde sempre sobre uma bicicleta ou como se fosse a única coisa a ser realizada para sempre. De certa forma é esquecer o mundo real e brutal do cotidiano, reduzir o stress, virar-se super homem, ou super mulher, capaz de superar tudo, por um objetivo sobre uma bicicleta.
Para enfrentar os perigos, desafios e as mais diversas condições são obrigatórios diversos equipamentos de segurança e necessários vários outros opcionais que acrescentam peso a bicicleta. È bom lembrar que as condições das rodovias no Brasil dificilmente são boas e este fato deve ser levado em consideração na escolha da bicicleta e também de acessórios para utilização em uma prova audax.
Por estas características digo que o Audax não é prova para criança. Comprovação disto é a média da idade dos participantes nas provas Audax. Por exemplo:
Audax de 400 km no RS 2006: média de idade: 37Audax de 600 km no RS 2006: média de idade:39Audax 1200 km - Paris Brest Paris 2003: média de idade: 44

Kieling, Pedalajeado.

Nenhum comentário: